sexta-feira, 9 de outubro de 2009

FORMATURA DO PROERD

Aconteceu ontem, dia 8 de outubro de 2009, no ginásio EEEB São Judas Tadeu, a formatura do PROERD, de 3 turmas da EMEB Santa Helena, com a presença da gestora Joara Vargas da Cruz e as professoras Lúcia Inês de Córdova e Vâni Maris Barcelos Galvani.

O QUE É O PROERD?

O PROERD (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade.

Todas estas ações, têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial.

Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico.

O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação do D.A.R.E. pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles - EUA - para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.

Atualmente alguns estados da federação, através de suas polícias militares, adotaram o Proerd, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998.

(Essas informaçõe do programa PROERD, foram retiradas do portal da Polícia Militar de Santa Catarina, postadas em Florianópolis, 01-11-2003.


OTEXTO LIDO NA FORMATURA


Os alunos frequentam o curso durante três meses e ao término da formação cada um dos alunos escreve um texto sobre o que aprendeu com as palestras e as aulas do policial Goedert. O texto escolhido foi o da aluna Thais Rodrigues, 5º Ano”3”, da pfrofessora Vâni Maris Barcelos Galvani

Não às drogas

Eu me sinto muito bem em relação ao programa que estou estudando. Aprendi muitas coisas boas e importantes como ficar longe das drogas e não praticar violência.
Eu acho muito importante ficar longe das drogas porque elas fazem muito mal para a saúde, não só a minha, mas de todas as pessoas que convivem comigo. Muitas crianças usam drogas, como cigarro e bebida de álcool. Muitas vezes sobre influência dos pais e até mesmo dos amigos.
Os pais usam drogas e bebidas em casa, e os amigos porque acham legal e divertido. Hoje muitas pessoas não tem amigos porque eles preferem as drogas do que um companheiro.
De várias maneiras o proerd vai me ajudar tomar decisões para meu futuro, uma delas eu já aprendi que não é usando drogas e sendo uma pessoa violenta que eu vou conseguir alcançar minhas metas e assim dizer não, sempre que alguém me oferecer alguma droga e não me deixar levar pela violência.



CONSIDERAÇÕES:

Contudo, considera-se de vital importância a parceria da Polícia Militar com as escolas, pois é esse contato que estreita a convivência e também torna conhecido o problema "drogas" e as suas consequências na comunidade. Porque o jovem precisa conhecer os perigos e se apropriar da sabedoria para poder dizer não, consequentemente, embuído dessa competência e dos prejuízos que causam, terá o livre arbítrio para a sua decisão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial